OC3135 - ACIDENTE

COLISÃO

INFORMAÇÕES GERAIS

Última atualização:
17/09/2022 05:43
Data e hora de início:
14/09/2022 04:59
Data e hora de término:
17/09/2022 05:35  (Duração: 3 dias)
Criticidade:
Oc. de criticidade crítica  pelo motivo:  interdição total t ≥ 20min/ativa
Concessionária(s):
EIXO SP
Município(s):
São Carlos-SP
Rodovia:
SP 310
KM Inicial:
227,000
KM Final:
227,000
Pista:
DUPLA
Sentido:
SUL
Nro. fx / Fx. oc.:
- / *
Cond. climáticas no momento da oc.:
Chuva
INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Origem comunicação conc.:
CFTV
Origem comunicação CCI:
Concessionária
Recursos internos:
AB3011 / AB3023 / GL 3001 / GL 3011 / GP 3002 / IT-3001 / IT-3002 / IT-3031R / VCI3001
Recursos externos:
Corpo de Bombeiros / Polícia Militar Rodoviária
DADOS ADICIONAIS DO ACIDENTE

Classe do acidente:
Colisão
Subclasse do acidente:
Colisão lateral
Complemento:
-
Dinâmica do acidente:
Relatos colhidos pelo local juntamente aos condutores dos veículos, caminhão VW 23.220 sofreu pane mecânica(avaria de freio) parando parcialmente sobre faixa 02 de rolamento Sul e acostamento, e carreta Scania 480 que trafegava no mesmo sentido ao se deparar com o veículo avariado sem tempo hábil de frear ou desviar veio a colidir lateralmente contra o mesmo, e após ocorrendo o tombamento pelo canteiro central.
ATUALIZAÇÕES

[1]
PMRv de São Carlos base 310/3 entrou em contato para informar a ocorrência, estão enviando uma viatura de apoio no local. Solicitado para 0800 entrar em contato com a concessionária Triângulo do Sol para solicitar apoio na sinalização de diminuição de velocidade, devido à chuva e a carga ser areia, para evitar maiores. Devido a carga de areia estar derramada pelo local, trânsito fluindo pelo acostamento. Feito contato com encarregado da conservação da SP310 e solicitado apoio para limpeza da pista, enviando equipe para apoio. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[2]
Incluso fotos. Tráfego lento do km 227+100 ao km 227+000. Mensagem de informação sobre o acidente no PMV do km 208 sentido Norte. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[3]
Atualização de veículos, sendo 1 carreta Scania carregada com 40t. de soja e 1 caminhão VW 23 220. AB 3023 no local informa 2 vítimas ilesas reguladas com usa 3001, optaram por termo de recusa. Colocado mensagem de informação sobre o acidente no PMRv do km 208 norte. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[4]
Atualização do tipo da ocorrência de tombamento para colisão lateral e dinâmica. IT 3002 informa que chegou ao local a equipe da conserva. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[5]
Faixas liberadas. Tráfego congestionado do km 233+000 ao km 227+000. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[6]
IT 3002 informa que a carreta se encontra tombada no canteiro central e o caminhão no acostamento do sentido sul, quanta a carga (soja) que se encontra na faixa 01 e 02 de rolamento foi direcionada para o canteiro central. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[7]
Sem alteração. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[8]
IT 3002 informa que chegou ao local uma equipe para ensacar a carga em bags para posteriormente recolher a mesma. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[9]
It-3002 informa que o caminhão vw 23.220 prosseguiu viagem com escolta do GP até o posto castelo. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[10]
Verificado junto ao responsável pela carga no local, nos foi informado que foi acionado Guincho Munck para a retirada dos bags após toda a carga ser acondicionada e preparada para transporte. Foi orientado quanto aos procedimentos e informado o 0800 para que antes de iniciar a operação de retirada da carga do canteiro central, seja acionado recursos da concessionária e somente após autorização da PMRV será iniciado. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[11]
IT-3001 informou que a equipe estava no aguardo do Caminhão Munck e autorização da PMRv para retirada da carga já ensacada do canteiro central. Término do transbordo às 20h10min. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[12]
Feito contato com a base PMRv e foi autorizado o fechamento da faixa 01 de rolamento para retirada dos bag's com o caminhão Munck, viaturas da PMRV em deslocamento para apoio. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[13]
PMRv ao chegar pelo local e informou que de momento não vai autorizar o fechamento da faixa 01 de rolamento, devido o tempo chuvoso. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[14]
Às 00h57 do dia 15/09/2022, viatura da PMRv retornou no local e solicitou apoio das viaturas para realizar a retirada da carga do canteiro central. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[15]
Às 01h31min , início do transbordo, (15/09/2022). [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[16]
O transbordo da carga foi cancelado no meio da operação pela PMRV, devido ter começado chuva forte no local. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[17]
Atualizado tráfego e interdição de faixa. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[18]
O transbordo da carga foi cancelado, no meio da operação pela PMRv, devido chuva forte no local. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[19]
Atualizado - Clima de chuva para bom. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[20]
No momento, o tempo da região do referido acidente é bom. Contudo, equipes no local ainda aguardam a chegada do maquinário para retomar o transbordo. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[21]
14h40min - equipe no local aguardando retorno do caminhão Munk para retomada do transbordo da carga que se encontra pelo canteiro central. Local segue monitorado via cftv e durante inspeção. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[22]
15h45min - chegada do caminhão munk para início de transbordo. Efetuamos contato com a base pmrv 310/03 - São Carlos - Fomos informados que encaminharia viatura ao local para averiguar a possibilidade do procedimento. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[23]
16h28min - pmrv esteve no local e não autorizou o início do transbordo da carga devido a ser horário de aumento de fluxo na rodovia. Foi alinhado com os mesmos para proceder somente após às 23h, dependendo do clima e disponibilidade das viaturas tanto da pmrv quanto da concessionária para apoio com a sinalização. Usuário ciente e entrará em contato com a concessionária próximo ao horário acordado. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[24]
Permanece sem alteração. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[25]
PMRv de São Carlos CB PM entrou em contato com CCO, solicitando um apoio da inspeção próximo das 00h00 para dar início a sinalização para efetuar a retirada dos bags do canteiro central, ou seja, de momento iria retirar apenas a carga. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[26]
Às 00h11min PMRV de são Carlos CB PM solicitou para espalhassemosa conificação e darmos início a interdição da faixa um de rolamento, assim que estiver interditada, atualizaremos nos congestionamentos. Dado início ao fechamento da faixa um de rolamento para iniciar a retirada da carga [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[27]
Finalização do transbordo da carga se deu aproximadamente às 04h24min do dia 16/09/2022. Veículo permanece tombado pelo canteiro central. PMRv, em apoio no local, orientou que o destombamento teria liberação para ser executado na madrugada do dia de hoje, devido a necessidade de interdição da faixa de rolamento do sentido Sul. Proprietários da carga e veículo ciente. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[28]
Às 02h12min foi efetuado o fechamento total da via PMRV em comboio. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[29]
Efetuado o destombamento veículo encontra-se pela faixa um de rolamento, GP3001 junto ao recurso do usuário fazendo o atrelamento das composições com outro cavalo mecânico, e um guincho prancha irá fazer a remoção do cavalo mecânico acidentado [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]
[30]
Às 04h39min guincho do seguro removeu o cavalo mecânico acidentado, e as composições removidos pelo cavalo mecânico da empresa. [Cond. climáticas atuais: desconhecidas]

BLOQUEIOS/INTERDIÇÕES

Bloqueio/Interdição #1
Sentido
SUL
Faixa
Faixa 1
Hr início
17/09/2022 02:43
Hr término
17/09/2022 04:41
Bloqueio/Interdição #2
Sentido
SUL
Faixa
Todas as faixas e acostamento
Hr início
17/09/2022 02:11
Hr término
17/09/2022 02:43
Bloqueio/Interdição #3
Sentido
SUL
Faixa
Faixa 1
Hr início
16/09/2022 00:27
Hr término
16/09/2022 04:24
Bloqueio/Interdição #4
Sentido
SUL
Faixa
Faixa 2
Hr início
16/09/2022 00:27
Hr término
16/09/2022 04:24
Bloqueio/Interdição #5
Sentido
SUL
Faixa
Faixa 1
Hr início
15/09/2022 01:31
Hr término
15/09/2022 02:12
Bloqueio/Interdição #6
Sentido
SUL
Faixa
Faixa 1
Hr início
15/09/2022 01:31
Hr término
15/09/2022 02:12
Bloqueio/Interdição #7
Sentido
SUL
Faixa
Acostamento
Hr início
14/09/2022 05:19
Hr término
14/09/2022 09:14
Bloqueio/Interdição #8
Sentido
SUL
Faixa
Todas as faixas
Hr início
14/09/2022 05:19
Hr término
14/09/2022 08:37
Obs.
Desvio de tráfego para o acostamento.

CONDIÇÕES DO TRÁFEGO

Condição de tráfego #1
Pista
DUPLA
Sentido
SUL
Tráfego
DESCONHECIDO
km inicial
227,100
km final
227,000
Total
0,100
Hr início
05:19
Hr término
14:50
Obs.
14/09/2022
Condição de tráfego #2
Pista
DUPLA
Sentido
SUL
Tráfego
DESCONHECIDO
km inicial
227,100
km final
227,000
Total
0,100
Hr início
01:31
Hr término
02:20
Obs.
15/09/2022
Condição de tráfego #3
Pista
DUPLA
Sentido
SUL
Tráfego
DESCONHECIDO
km inicial
227,000
km final
227,400
Total
0,400
Hr início
02:43
Hr término
04:41
Obs.
17/09/2022
VÍTIMAS 
[ Ilesa (2) ]

Tipo Qtd. Obs.
ILESA 2 -
VEÍCULOS
  [ Caminhão: 1 | Carreta: 1 ]

Veículo 1
Tipo:
Caminhão
(ID:4977)
Material:
Móveis 10t.
OBS.:
VW 23 220 carga 10t. de móveis.
Veículo 2
Tipo:
Carreta
(ID:4972)
Derramamento de carga:
Sim
Material:
Soja - 47,800tkg
Término Transbordo:
16/09/2022 04:24
Veículo tombado:
Sim
OBS.:
Scania carga 47,800t. Soja.
FOTOS

E-mail recebido 08:51
Foto disponível apenas para usuários autenticados ou autorizados
14/09/2022 09:08 por CCI (TS)
None
Foto disponível apenas para usuários autenticados ou autorizados
14/09/2022 07:18 por FÁBIO C.
E-mail recebido às 06:08
Foto disponível apenas para usuários autenticados ou autorizados
14/09/2022 06:12 por CCI (TS)
E-mail recebido às 06:08
Foto disponível apenas para usuários autenticados ou autorizados
14/09/2022 06:12 por CCI (TS)
Informações encaminhadas pela concessionária responsável.
Anonimização realizada pelo Centro de Controle de Informações - ARTESP.